Siga - nos nas Redes Sociais

Fique por dentro de tudo que acontece em nossas mídias sociais 

Produção de Documentário

A Produção de um documentário em vídeo tem um resultado mais objetivo e dinâmico, sobretudo porque desperta os vários sentidos como a audição, a visão e a sensibilidade, estimulando a aquisição do conhecimento.

Uma visão da Realidade

O documentário é um gênero cinematográfico que tende a ir o mais próximo possível da realidade. Mesmo tendo a característica de veracidade dos fatos, ele também entra na ficção e proporciona um “toque” de fantasia nos acontecimentos. Se o documentário mostrasse o real, sem dramatização, seria considerado uma reportagem jornalística.
Esse gênero pode ser feito em forma de um curta ou longa metragem, tudo dependerá da intenção do autor e até mesmo do rendimento do assunto.

Linguagem Virtual

Uma visão do gênero documental em suas diferentes vertentes e linguagens, a partir da realização de um curta-documentário
PROMOVE ENGAJAMENTO

O documentário exprime maior veracidade à informação passada do que em qualquer outro formato de vídeo marketing e as pessoas tendem a se envolver mais com aquilo que acreditam

EDUCA SEU PÚBLICO

Seu formato permite um aprofundamento maior sobre um tema ou um ponto de vista. Dessa forma, é possível mudar percepções ou aumentar a compreensão em torno de um assunto.

TEM MAIOR DURAÇÃO

Comerciais costumam ter no máximo 60 segundos. Já o documentário possui um formato que permite adotar um tempo maior sem perder a atenção e o interesse do público. Com isso, é possível explorar um período mais longo para contar uma história ou explicar um conceito.

CUSTO REDUZIDO

Mesmo que o resultado seja um vídeo de duração maior, a produção de um documentário é consideravelmente mais barata do que a de uma produção comercial. Isso porque produções mais realistas permitem gastos menores como iluminação e produções gráficas, por exemplo.

Como produzir um documentário?

A produção de um documentário, começa com a escolha do tema. Antes de definí-lo leve em conta questões que já tenha afinidade e que rendam uma boa discussão.

Após definir qual será o tema tratado, faça uma pesquisa detalhada do assunto e veja todos os nichos que podem ser abordados. Levante questões relevantes e que possam ser respondidas na produção.

Como todo vídeo, o documentário também precisa de um roteiro. Nesta etapa defina cada cena, ângulo, cenário, falas, pessoas que vão fazer parte, depoimentos, enfim, faça todo o mapa da sua produção e determine os detalhes de roupas e objetos das cenas. Um documentário, na maioria das vezes, precisa ter uma certa ousadia nas cenas, então aproveite para explorar ao máximo o roteiro. Outro ponto importante são as pessoas que vão aparecer, priorize especialistas no assunto e quem estiver envolvido com o tema, fique atendo para não perder o foco.

Antes de começar a fazer as filmagens do seu documentário, faça um cronograma do que será filmado e o horário que cada cena será captada, assim consiga otimizar seu tempo. Feito o roteiro e o cronograma é hora de gravar e começar a dar vida a sua obra.

Gravações feitas, agora é o momento da edição. O documentário começará a ganhar forma e as imagens vão sendo organizadas para dar sentido a produçã

A CTV Produções está sempre a postos para atender você.